1. Quanto tempo necessito para responder ao desafio?

Aproximadamente 20 minutos. O tempo dependerá do tamanho e complexidade da empresa.

A avaliação pode ser guardada e revisitada sempre que possível, de forma a tornar o processo mais cómodo e flexível.

Aconselhamos as empresas a estimarem as suas respostas numa primeira análise ou a marcar as respetivas questões no botão “Revisitar Questão”.


2. A participação da minha empresa tem algum custo?

Não. A participação das empresas é gratuita.


3. É necessário ser uma média ou grande empresa para participar?

Não, qualquer empresa pode participar no desafio.

A maioria das empresas que utiliza a ferramenta tem entre 0 e 50 colaboradores.

A ferramenta de medição de impacto vai-se adaptando de acordo com as características da empresa, nomeadamente número de colaboradores e setor de atividade.


4. Quem desenvolveu os standards para este desafio? Quem avalia?

A Avaliação de Impacto B foi desenvolvida pelo B Lab – uma entidade sem fins lucrativos norte-americana, que promove a força dos negócios como alavanca de soluções sociais e ambientais.

Os standards deste desafio, incorporados na Avaliação de Impacto B, foram criados pelo Standards Advisory Council (SAC) – um grupo independente de especialistas de negócio.

Adicionalmente, a Avaliação de Impacto B passa por um período beta durante o qual são recolhidos pareceres privados e públicos, posteriormente integrados na plataforma. São ainda criados grupos de trabalho com especialistas que analisam questões técnicas de forma mais aprofundada e objetiva. A cada dois anos uma nova versão da ferramenta é disponibilizada, a fim de acomodar as atualizações e práticas inovadoras, responder ao feedback constante dos utilizadores, de forma a que o impacto de todas as empresas seja analisado de forma rigorosa.

O impacto das empresas “Finalistas” deste desafio é analisado e validado pela equipa operacional de Standards do B Lab.


5. Quem na minha empresa deve responder ao desafio?

Qualquer pessoa interessada, independentemente da sua posição e tempo na organização.

Recomendamos que seja nomeado um responsável interno para liderar o processo, que responda inicialmente ao desafio e que proceda às pontes necessárias com a equipa, de forma a garantir toda a informação necessária. Tipicamente são envolvidos no desafio os CEOs/ liderança da empresa, bem como um responsável operacional (ex.: equipa de RH).


6. O que é uma B Corp/ Empresa B? 

Uma B Corp ou Empresa B é uma empresa certificada pela organização sem fins lucrativos norte-americana B Lab, relativamente a rigorosos padrões de desempenho social e ambiental, responsabilidade e transparência.

Uma B Corp redefine o conceito de sucesso nos negócios e compromete-se a criar soluções que contribuam para a resolução de problemas na sociedade. Cumpre com uma exigente avaliação multidimensional do negócio, trazendo, além de perspetiva económica, as dimensões de impacto no meio ambiente, relações com colaboradores e comunidades. Uma empresa B não ambiciona apenas a ser a melhor DO mundo, mas a melhor PARA o Mundo!

Mais informações em: http://www.bcorporation.net/what-are-b-corps


7. Como posso tornar a minha empresa numa B Corp?

Saiba como se pode tornar numa B Corp através dos 3 passos seguintes:


8. Posso participar se a minha empresa não se localizar no Concelho de Cascais?

Todas as empresas, independentemente das suas caraterísticas (ex.: número de colaboradores, dimensão, indústria, geografia, entre outros) podem medir o seu impacto através da Avaliação de Impacto B – uma ferramenta que permite a qualquer organização medir, comparar e aumentar a sua performance, de uma forma transversal ao seu negócio.

Contudo, o desafio “Melhores Empresas para Cascais” e, bem assim, todos os reconhecimentos e características associados, é dirigido apenas às empresas do Concelho de Cascais. O Município, através do DNA Cascais, em parceria com o B Lab Portugal & África Lusófona, promove a medição de impacto das empresas do Concelho e convida todas estas empresas a contribuírem positivamente para a qualidade de vida de todos os habitantes da região.